Informações do curso:

 

Datas: 

Março: 15,16,18,20,25,27,29,30

Horários:

Dias da semanadas 18h30 às 22h30

Sábados: das 9 às 18 horas

Inscrições:

Curso será realizado:

Local: OAB Jabaquara - na Rua Afonso Celso, nº 1200 - próximo ao metrô santa cruz. 

Tel: 11- 5594-6125 e 96911-9199 (whatsapp)

Investimento: R$1680,00, 

Parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito.

À  vista com 7% de desconto por cartão de débito.

À vista com 10% de desconto por transferência bancária.

Corpo docente:

Ana Luiza Isoldi, Maria Auxiliadora Serafim, Patrícia C.Coelho de Carvalho e Vivien Lys, Claudia Simões e Vera Xavier

 

Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial - em conformidade com Resolução 125, CNJ E ENFAM

MÓDULO TEÓRICO  40 HORAS 

I) Panorama histórico dos Métodos Consensuais de solução de conflitos: Legislação brasileira.  Lei dos Juizados Especiais. Resolução 125/10. Novo CPC, Lei de Mediação

Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de conflitos: Objetivos: acesso à Justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores.  Estruturação: CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e CEJUSC’S. A audiência de conciliação e de mediação no novo CPC, Capacitação e Remuneração de Conciliadores e mediadores

 

II) Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos: Panorama Nacional e Internacional. Autocomposição e heterocomposição. Processos de resolução de disputas: Negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial, processos híbridos.

 

III) Autoconhecimento e a Comunicação Não Violenta aplicada à mediação na cultura do diálogo. Teoria da Comunicação: Axiomas da comunicação. Comunicação Verbal e não verbal. Escuta Ativa. Comunicação não violenta

IV) Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos Videos e Dinâmicas

V)  Interdisciplinaridade da mediação - As Diferentes linhas de Mediação(Harvard ou facilitativa, transformativa, circular-narrativa, avaliativa).

VI) Negociação: Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (barganha de posições) – teoria dos jogos, jogos cooperativos

VII) Conciliação: Conceito. Conciliação Judicial e extrajudicial. Etapas e Técnicas.

Ética dos conciliadores e mediadores –Justiça Restaurativa - introdução do coaching aplicado à mediação

VIII) O papel do conciliador/mediador – áreas de atuação – Empresarial, securitário, escolar, consumidor.

IX) Técnicas e Ferramentas da Mediação  e Introdução à constelação Familiar e organizacional  pertencimento, dinâmicas de integração da família de origem ao novo núcleo familiar. Família como Sistema Relacional. Processo das relações no contexto familiar - comunicação, reatividade emocional, padrões comportamentais repetitivos (retroalimentação)

X) Mediação Familiar – oficinas de pais – circulo de diálogo, dinâmicas e simulações

Parte Prática

A prática na mediação Estágios – 60 horas de estágios nos Cejuscs – Tribunais de Justiça de SP – Instituições conveniadas. – 12 Meses após a conclusão do curso Responsável Instrutora do CNJ Patrícia Coelho Carvalho.

Metodologia: Aulas presenciais e expositivas – 100% de presença para certificado que habilita a atuar no Poder Judiciário.

Critérios e Instrumentos de Avaliação.

Avaliação: Criar roteiro de Mediação; 100% de presença nas aulas e Realizar os Estágios com mínimo de 60 horas – prazo: 1 ano após o término do curso.